quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Moda na Universidade
O que usar e o que não usar ao se produzir para ir à universidade, muitas vezes é difícil já que não é todo universitário que pode se dar ao luxo de vestir-se apenas para ir à faculdade. Muitos após a universidade vão para uma longa jornada de trabalho, mas há algo comum a todos: universidade é um ambiente informal, mas sério, onde o foco é formar profissionais. É onde será feito seus primeiros contatos com pessoas da sua área profissional e possivelmente futuros colegas de trabalho. A roupa que vestimos comunica quem somos e, devemos utilizar esse objeto de comunicação visual ao nosso favor. Por isto, é bom que se tenha isso em mente na hora de se vestir. Uma imagem bem construída gera confiança aos olhos de quem vê. Não existe traje ideal, cada curso tem a sua própria linguagem visual assim não tem como abranger um padrão. Utilize looks básicos que são de bom tom, com:

-        Shorts de alfaiataria, que são mais soltinhos e com um bom caimento e comprimento, nada muito curto ou apertado.
-        Shorts jeans utilizar com um comprimento maior, do meio da coxa pra baixo e, solto.
-        Calças jeans de preferência com um tom mais escuro, já que, disfarça coxas grossas (não, que não sejam bonitas, mais para se ter uma uniformidade no corpo).
-        Saias de alfaiataria e com comprimento dois centímetros acima do joelho.
-        Camisas de manga média ou de manga curta (caso goste de regatas por causa do verão, utilizar com um Blazer, Cardigans, Coletes ou Jaquetas por cima, para dar um ar mais sofisticado e que é ideal para quem passa o dia fora).
-         Blazers, Jaquetas, Cardigans são sempre bem vindos para quem vai da faculdade direto para o estágio ou trabalho.
-        A Sapatilha é sempre aceita, não tem como errar ao escolhe - lá para incrementar o look e deixá-lo confortável para ir da sala de aula ao local de trabalho ou estágio.
-        Maquiagem leve como um batom nude, uma base, uma mascara para cílios, um blach, nada de maquiagem carregada, deixe o olhão e o rimel para a balada.
-        Nos acessórios menos é sempre mais.
-        Nas bolsas, prefira os modelos maiores para ter espaço para tudo.

É bom evitar shorts apertados e curtos, chinelos, regatas e trajes informais. Em geral, esse tipo de vestimenta faz parte do cotidiano e não de um ambiente profissional e de educação. No entanto, isso não significa que é necessário um traje social, deve haver um equilíbrio. Prefira cores sóbrias, calçados fechados e comprimentos adequados, tudo isso se faz importante, pois gera respeito ao corpo docente. Caso utilize o branco que é uma cor que evidencia ao invés de esconder, evite peças justas demais e tecidos que possam induzir a transparência. Em geral, é bom evitar:

-        Saltos exageradamente altos, já que, além de não ser muito confortável pode ser em certas ocasiões vulgar, também não é recomendável salto baixo demais quatro centímetros é o essencial, além de elegante.
-        Comprimentos mínimos, modelagens muito justas, decotes profundos, transparência, fendas, barriga à mostra, maquiagem forte e, acessórios chamativos.
-        Evite tecidos que amassam facilmente como o algodão, substitua por uma malha ou um tecido sintético.


Tudo isso além de desnecessário, causam desconforto no ambiente de estudo, podendo tirar a atenção de quem está focado em aprender. Melhor deixar esses itens para a balada. Ao utilizar jeans+camiseta leve sempre uma terceira peça como jaqueta, blazer, Cardigans para por sobre a camiseta. Lembre-se menos é sempre mais. Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário